BONAVENTURA CARIOLATO

Bonaventura Cariolato: cultura como ideal de vida
Nascido em Malo, no dia primeiro de outubro de 1894, província de Vicenza na Itália, Bonaventura Cariolato adorava na sua infância observar as pinturas do pai, mas só ao iniciar o segundo grau foi incentivado por um professor de desenho a se dedicar à pintura. Devido à Primeira Guerra Mundial teve que cancelar seus estudos na Escola de Belas Artes de Veneza — Escola Técnica, pois tinha sido chamado a servir o exército e, consequentemente, não foi mais possível cursar o grau superior. Cariolato foi autodidata, tendo se valido da biblioteca dos irmãos para a sua formação cultural. O pintor, aos 28 anos, conhece uma jovem brasileira, Adélia Crosara, que lá passeava com sua família e logo se casou. Cariolato chega ao Brasil em fevereiro de 1923, em Conquista (MG), onde permaneceu com os sogros aprendendo o idioma novo e logo após, ao se identificar com o clima de Franca, radicou-se na cidade, onde viveu toda a vida. Cariolato teve uma única filha, Maria Luiza, conhecida como Mariela, mãe de Cássio
Toscano ...." eu não tenho o nome de meu avô porque na Itália, os filhos só levam o sobrenome do pai"..."explica Toscano.
O Artista real naturalista, por sua própria classificação, inspirado por Jean Baptista Corot, impregnou o local com seu espírito dedicado perfeccionista, fazendo com que todo ambiente transpire a arte e a cultura.
Em Franca trabalhou como construtor, tendo reformado as igrejas Catedral e a Capelinha, além de construir o Cine São Luís. Mas o seu grande orgulho era o Mosteiro de Claraval, que iniciou em 1950, por convite de padres italianos e concluiu em 1970. Cariolato trouxe para a cidade a indústria da madeira tendo com sócio Júlio Ferraro por volta de 1933 Serraria Paulista, construindo móveis, portas, janelas, molduras, entalhes etc. O pintor também historiou a evolução da arquitetura de Franca, resultando em cerca de 30 aquarelas em obras, sendo a Velha Estalagem sua preferida. Exerceu várias atividades, entre elas a de pintor, fotógrafo, artista plástico, marceneiro e projetista. Mas a sua verdadeira obstinação era a pintura. Apesar de não catalogá-los pintou cerca de 4.000 quadros e só após 1945 contou entre vendidos e presenteados por volta de 2.500 quadros. Bonaventura Cariolato amava a pintura de paisagens, pois acreditava numa obra de arte que se estendia ao prazer de contemplar sempre a natureza. Suas cores preferidas eram as fechadas e admirava pintores como Castelani, Victor Meireles e de Franca, Salles Dounner, o artista dos marginalizados. Cariolato não gostava de arte moderna por considerá-la uma charada. Para o pintor, a obra de arte deveria estar à altura do entendimento do observador. O artista plástico que retratou Franca julgou a cultura como o maior valor de uma vida. Bonaventura Cariolato morreu em 20 de novembro de 1989, aos 93 anos, deixando em suas obras a justificativa de seu ideal: “o materialismo passa, mas a cultura, essa fica”.
Casa de Cultura Bonaventura Cariolato: projeto 1998 a 2004
Abril 1998
Julho 2004
No período de 17 de Abril de 1998 a Julho 2004 a Casa Cariolato, contou com a presença de aproximadamente 24.848 assinaturas de visitas no livro de cadastro.
A Casa Cariolato, é um espaço destinado à arte e cultura de Franca. O imóvel que foi residência e Atelier do artista Bonaventura Cariolato desde 1942, tem o objetivo de preservar o patrimônio artístico-cultural e fomentar o acervo ( obras de arte e objetos pessoais do pintor ).
A Casa possui e espaços de vivência adequados para receber visitas, promover e fomentar a arte em geral. A Casa Cariolato conta com oficinas de Arte e multimeios, Atelier de pintura, videoteca, galeria, voltados para o ensino da Arte para crianças, adolescentes e adultos – Universidade da Arte“ e jardins com espaço de arte livre, A Casa Cariolato, sob a coordenação da professora Marisa Porta, recebe diariamente a visita da população, tendo entre os seus visitantes artistas francanos e da região, Escolas Municipais e Estaduais, Escolas de Arte, Artistas em geral e amigos da família do artista. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a vasta obra de Cariolato, além de terem contato com as atividades desenvolvidas pela instituição. São realizadas anualmente eventos exposições e mostras de artistas de Franca e Região, promovendo sempre um intercâmbio de técnicas e tendências artísticas.
Para dar mais ênfase à produção artística de Franca, foi desenvolvido o projeto „Encontro com o Artista“. O projeto tem como objetivo divulgar e fomentar a arte e seus artistas em todos os segmentos, publicar as diferentes tendências da arte Francana, possibilitando assim o surgimento de novos talentos e o estímulo aos já existentes.
Além das oficinas culturais permanentes — iniciação em aquarela, pintura óleo sobre tela, pátina em madeira, porcelana e fotografia — a Casa Cariolato está aberta a projetos culturais, desenvolvimento de atividades utilizando seu espaço físico e visitas orientadas para todo tipo de grupo. Para os artistas interessados em expor os seus trabalhos é necessário o envio da proposta de projeto ou programa cultural, com os dados pertinentes ao evento.
Gestão Cultural Profª Esp. Marisa Felice Porta
Eventos Realizados
Entre os visitantes contamos com artistas de Franca e região, Escolas Municipais, Estaduais, de arte e grupos de interessados na arte, entre outros amigos da família do artista e a comunidade de Franca.
Foram desenvolvidas atividades como, exposições de artistas de Franca, exposições didáticas, encontros da Associação dos fotógrafos de Franca, Academia de Letras de Franca e outros.
No período nota-se também a diversificação de atividades e a diversificação do público que participou das atividades programadas pela coordenação da Casa Cariolato
Convenio UniFACEF - FEAC - Casa Museu Bonaventura Cariolato
2015/2018
Convenio de cooperação técnico científico cultural que entre si celebram
a Fundação de Esporte, Arte e Cultura – FEAC
e o Centro Universitário de Franca UniFACEF. 2014/ 2018
Beneficiários dos Projetos 1600 pessoas desde seu início.
Os projetos e as atividades do Espaço cultural José Riciulli/UniFACEF, foram transferidas para os espaços da Casa Cariolato com ações de cooperação e intercambio, com os objetivos de fomento de resgate da sensibilidade e criatividade através de suas oficinas gratuitas de criação e estética. Os projetos iniciados em 2010 tem sua continuidade nas dependências da Casa Cariolato, Gestão Gultural Profª Esp. Marisa Felice Porta.
Projeto Escola Livre de Arte, propõe oficinas com aulas práticas e teóricas de desenho, pintura, modelagem em argila, fotografia, visando à inserção da comunidade em ambiente de arte, desenvolvendo o conhecimento dos processos artísticos e promovendo a criação e a estética. ( Projeto com selo do Ministério da Cultura patrocinado pela lei de incentivo - Rouanet)
Projeto Pró Criança, “ A cultura Artística na Construção de Valores”, é propor a crianças e jovens, de 7 a 15 anos, do Instituto Pró Criança, oficinas gratuitas de Fotografia Básica e Gráfica Rápida, em quanto força socializadora da sensibilidade artística e força motivadora de reconstrução de valores em um ambiente adequado à arte.
Projeto Adolescência Planejada, (CRAS) habilidades e talentos potencializados, é um projeto social interdisciplinar com o objetivo de propor enfrentamentos efetivos de ordem psicossocial e de reeducação, oportunizando não só a clientela selecionada pela Promoção Social da Prefeitura bem como aos discentes dos cursos de graduação da IES, atendendo jovens de 12 a 15 anos, através de mecanismos básicos para socialização e construção de cidadania, as aulas programas abrangem espanhol, informática, artes (pintura e barro criativo), educação financeira e a participação de dinâmicas de psicodrama.
Projeto Atelier Bonaventura Cariolato, é um projeto que tem por objetivo reorganizar , revitalizar e preservar o atelier do pintor Francano Bonaventura Cariolato disponibilizando seu acesso público para visitação e através de técnicas de digitalização de documentos e obras artísticas, preservar os originais da manipulação e publicar em meios digitais seu acervo, sua obra e sua cultura. Curadoria e Gestão Cultural Profª Esp Marisa Felice Porta.



